2025/06/02

Revisão da matéria dada2

 

Estes três gráficos mostram aquilo que mostrava o último gráfico do anterior post

Há uma assinável similitude entre a dimensão da subida de votos no Partido Chega e a dimensão da subida do número de votantes nas eleições legislativas. Essa coincidência verificou-se nas eleições legislativas de 2022 (face às de 2019) e nas eleições de 2024 (face às de 2022). E - como se pode ver - verificou-se em TODOS os distritos do país. 

Já nas eleições de 2025 (face às de 2024), não se verificou essa similitude. Pelo contrário: há tendências mesmo dissonantes. 

Uma primeira interpretação para essa similitude verificada nas eleições de 2022 e 2024 é a de que o partido conseguiu cativar eleitores que antes se tinham abstido. Eleitores desiludidos com o sistema político, eleitores zangados com a sua vida. Eleitores até que não acreditam na democracia, mas que quiseram usar as regras democráticas para as virar do avesso, elegendo deputados que parecem muito aguerridos e que insultam os outros e que alterar a própria Democracia. Algo que se poderia assemelhar à sua raiva. 

Claro que uma similitude tão generalizada e tão precisa torna-se estranha. Se tivesse acontecido num concelho ou noutro, numa freguesia ou noutra, este tipo de fenómeno poderia ser sintoma de uma adulteração eleitoral. Seria o caso se uma força política controlasse umas assembleias de voto e conseguisse introduzir nas urnas falsos boletins, preenchidos em favor de um  dado partido, descarregando-se nos cadernos eleitorais um total de votos igual ao número de boletins fraudulentamente introduzidos. Nesse caso, o número de votantes subiria, bem como o número de votantes desse dado partido. 

Mas veja-se ao que se passou em Lisboa nas eleições de 2022 e de 2024.  

Lisboa


A coincidência é visível ao nível concelhio e nas duas eleições. E caso sde desdobrasse por freguesia, era possível observar o mesmo.

Isso parece demonstrar que, não se tratará de fraude (ou teria de ser de uma fraude extremamente bem e largamente organizada); mas de um fenómeno transversal de atracção de eleitores antes incluídos no total da abstenção.  

Veja-se o que se passou nos outros distritos que, com, Lisboa. corresponderam a cerca de quase três quartos da votação do Partido Chega.

Porto



Braga



Aveiro



Setúbal



Faro



 

Este grau de atracção por um partido que se diz fora do sistema torna importante seguir até que ponto as suas declarações e promessas políticas são genuínas ou se tratou de enorme embuste político. 

Conta-me como foi nos governos da Direita - Moedas aplica Memorando da troika

Público , 12/7/2011 Carlos Moedas é nomeado responsável pela estrutura de coordenação de aplicação do Memorando de Entendimento com a troica...