26/4/2002 - 21º Dia de Governo Durão Barroso
Num sinal de que uma nova disciplina teria de imperar no país, o Governo Durão Barroso quis impedir a Função Pública de gozar a ponte gerada pelo feriado do 25/4 a uma 5ªfeira. Mas os portugueses não se mostraram muito ... "disciplinados". E não só deu instruções a que se fizesse um levanmtamento dos funcionários que tinham feito ponte a 26/4, como ainda estudam medidas para fazer colar os feridos sempre à 6ª feira...
![]() |
Público, 27/4/2002 |
Público, 28/4/2002
Essa tem sido uma tónica dos governos de direita: preocupam-se com os pequenos sinais e com as pequenas medidas: assim foi no Governo Durão Barroso e, passados dez anos, Passos Coelho iria mesmo... acabar com 4 feriados e transformá-los em dias de trabnalho.
Mas depois não consegue olhar estrategicamente para o país porque isso seria dar um papel central ao Estado, retirar margem à iniciativa privada e, em suma, coloca em causa a sua pequena visão de que o mercado é que deve decidir o que é melhor para o país. Ainda hoje isso é assim. Veja-se este artigo d Ricardo Paes Mamede sobre o programa de Governo de Luís Montenegro:
![]() |
Público, 26/6/2025 |